-
Arquitetos: Rodrigo Biavati Arquitetos Associados
- Área: 255 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Átila Martins, Gabriela Daltro
-
Fabricantes: Deca, Duratex, Isoeste, Lorenzetti, Lurca, Portobello, Sherwin-Williams, Tramontina
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Varanda dos Pássaros é a primeira etapa executada de um conjunto arquitetônico projetado na cidade turística de Morro de São Paulo, Bahia. O complexo, uma vez concluídas todas as suas etapas de execução, será composto de bangalôs e apartamentos para hospedagem, edifício comercial e a residência da família proprietária do empreendimento.
A Casa foi erguida sobre uma estrutura pré-existente de concreto a qual foi adaptada às novas demandas do proprietário. Composta de uma unidade unifamiliar ampla no térreo e cinco unidades de hospedagem para visitantes no pavimento superior, está implantada na encosta de um morro próximo à praia, aflorando acima das copas das árvores existentes no terreno, a fim de preservar a paisagem existente e valorizar as vistas para o mar e para a mata nas unidades para locação.
Os flats da Casa Varanda dos Pássaros variam entre 20 e 40m² para atender diferentes demandas e clientes, acessados pelo exterior por um caminho ao ar livre que sobe desde o nível da praia e conduz até as portas de entrada das unidades como eixo principal de articulação entre todas as edificações propostas para o conjunto. Em vez de apresentar-se como pousada, o projeto preza por identidade e escala que se aproximam de uma casa tradicional e seus respectivos conceitos de acolhimento, familiaridade e receptividade.
Os tons e materiais escolhidos utilizados na casa contrastam entre o branco e o concreto, que criam uma base neutra para valorizar as cores do horizonte e da vegetação ao redor da edificação, e o tom amadeirado presente nas esquadrias, mobiliário, guarda-corpos e estrutura da cobertura. O resultado é uma composição que inspira serenidade e limpeza, como é esperado para pontos de hospitalidade, com o devido calor e sensação de acolhimento proporcionados pela madeira.